sábado, 3 de outubro de 2009

RECUPERANDO O EQUILÍBRIO


POLARIS
Outubro 2009



Outubro é o mês para recuperar o equilíbrio.

Setembro foi todo para expor as coisas, facetas enterradas de velhos padrões, mas neste mês você irá se empenhar em manter a ordem e em encontrar o equilíbrio de novo no que você sente que ainda é um mundo muito desequilibrado.

Para muitos de vocês, este processo será fácil, fluente, e sem ter de pensar, mas muitos de vocês irão provavelmente reagir às agitações daqueles que os cercam e se esforçar mais ainda para manter seu próprio equilíbrio enquanto as pessoas à sua volta estão caindo de suas cordas bambas.

Vamos examinar por um momento essa analogia da corda bamba.

Muitos de vocês consideram o conceito de equilíbrio como estar equilibrado sobre um poleiro instável, mais parecido com uma corda bamba, e que nesta limitação você deve percorrer seu caminho, permanecendo sempre vigilante em seu prumo para não se esborrachar lá embaixo.
Mas e se... ao invés de cair, você voasse?

E se neste voo você descobrisse novas alturas, novas paisagens adoráveis, como também novos desafios para sobrepujar?

Nós apresentamos esta questão porque nós vemos que a maioria de vocês considera o equilíbrio como um artigo precioso, aquele que lhe permite estar seguro, novamente, nos limites do seu caminho, tal como você determina que seja. Mas nós duvidamos dessa noção, e lhe convidamos a ver o equilíbrio como uma limitação, como um modo de controlar a si e ao seu ambiente, como um modo de estreitar nossas próprias escolhas, como... desnecessário.

Então, enquanto que por um lado você estará provavelmente se esforçando PELO equilíbrio este mês, tentando encontrar um apoio para o pé, ou, pelo menos um apoio para o dedão do pé na realidade tal como você a percebe, nós o convidamos trocar o equilíbrio pelo deixar ir.


VOAR

Vamos tentar isso com uma pequena visualização:

Imagine que você realmente está andando numa corda bamba.
Ela está presa entre dois arranha-céus incrivelmente altos.

Você está de um lado, pronto para caminhar, e observa atentamente as nuvens que estão abaixo de você. O outro lado da corda bamba está, como você sabe, preso ao prédio lá do outro lado, mas que está muito encoberto pelas nuvens. Você só sabe que deve pôr os pés na corda e andar para frente. Não há volta - não hoje.

E então você põe os pés na corda ligeiramente escorregadia por causa da umidade das nuvens. Você tem medo de escorregar, de cair, mesmo assim você vai andando.
Você quer andar.

Você põe um pé e então o outro, sentindo que o seu peso faz a corda balançar um pouco.
Você fica lá, um pé na frente, outro atrás, começando a gostar do balouçar da corda.

E então você começa a andar novamente, com medo de escorregar e do fato de somente poder ver um passo ou dois à sua frente, até um pouco menos agora.

E então acontece o impensável.

Seu pé escorrega naquela corda úmida.

Você cai na neblina.
Você grita mas não há som.
E então você se descobre cantando.

Cantando com alegria, e com uma sensação de liberdade sem controle.
Você está voando!



Você já voou antes em sonhos, mas isto é diferente, isto é real!
Você voa por cima dos prédios e montanhas, por cima do topo das árvores, sabendo que você pode pousar em qualquer lugar que você quiser.

E você vê um lugar agora, um belo cume de montanha, redondo, com um convidativo bosque em toda a volta. Você pousa na clareira. Estas árvores são suas. Você já as conhecia. Elas o acolhem como amigas. Você está ali para descansar. Você logo irá voar para outro lugar, quando estiver pronto para tal.

Vê como é simples?

Experimente esta visualização algumas vezes durante o mês.

Ela irá ajudá-lo a sentir liberdade quanto às escolhas que você está fazendo, e ela irá fazê-lo apreciar mais, mesmo as ocasiões em que sentir o desequilíbrio.

Abrindo um pouco mais o círculo ao seu redor, nós mencionamos rapidamente que é provável que você se sentirá afetado pelo desequilíbrio daqueles que o rodeiam.
(Você agora entende como eles, também, podem estar voando ao invés de caindo?)

É verdade que no geral, os medos aumentam neste mês por causa das mudanças sociais, principalmente sérias mudanças econômicas ao redor do mundo. A nível pessoal, deixar ir - o melhor que você puder - a necessidade de se manter equilibrado irá ajudar você.
A corda em que você está, está balançando.
Acostumar-se a esta sensação, e até gostar dela, ajudará.

Mantenha em mente que se esforçar pelo equilíbrio não é a mesma coisa que se ater a ele. Mantenha em mente também que "equilíbrio" pode também significar estagnação.

Esforçar-se então pela habilidade de fluir com a mudança é, provavelmente, não só uma tarefa mais fácil, mas também uma tarefa que irá lhe ser útil no futuro.



Tradução: SINTESE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.
Comentários enviados anonimamente não serão publicados.
SINTESE